Emigração Portuguesa em Angola

emigraçao

Emigração Portuguesa em Angola

Ler o artigo em PDF: Emigraçao-Portuguesa-Angola

Este artigo de investigação propõe uma análise quantitativa e qualitativa sobre a emigração portuguesa para Angola nos últimos quinze anos, mais concretamente desde o fim da guerra civil em Angola (2002/2015).

No âmbito deste tema, o primeiro capítulo analisa estatísticas do último Censo realizado em Portugal (2011), bem como dados do Pordata (2015), do INE (2011) e do Observatório da Emigração/ Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (2015).

Um segundo capítulo foi redigido sobre a perceção dos portugueses em Angola. Oferece um resumo sobre a informação facultada por cerca de cem pessoas num trabalho de campo realizado durante dois meses e meio não consecutivos em 2013, por cinco províncias angolanas: Luanda, Cabinda, Benguela, Huíla e Huambo.

O texto que aqui se apresenta visa interpretar da forma mais neutra possível as estatísticas disponíveis e expõe a opinião dos entrevistados evitando, tanto quanto possível, emitir parecer sobre os assuntos em debate, conjugando apenas a informação recolhida.

Palavras-chave: Emigração, Portugal, Angola

SOUSA GALITO, Maria (2015). “Emigração Portuguesa em Angola”. CI-CPRI, AI, N.º 22, Junho, pp. 1-13.