Impacto Económico da Língua Portuguesa Enquanto Língua de Trabalho

Space of Technology

SOUSA GALITO, Maria (2006). Impacto Económico da Língua Portuguesa Enquanto Língua de Trabalho.CI-CPRI, AGL, N.º 1, Outubro, pp. 1-97.

AGL: Artigo sobre Geoeconomia da Língua

Ler em PDF: Impacto-Economico-LP-LT

Este trabalho de investigação, propõe uma análise do impacto económico da Língua Portuguesa enquanto Língua de Trabalho. Procura discutir a hipotética relevância de se usar (escolher usar) um determinado idioma em contexto profissional; entrando, depois, no âmbito específico do Português. Foram incluídos cálculos aproximados sobre o número de falantes da Língua de Camões à escala mundial, bem como um avaliação sumária sobre duas organizações talvez incontornáveis quando se abordam estes temas, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), que procuram, em princípio, defender e projectar o Português à escala global – também enquanto Língua de Trabalho.

Quanto à Metodologia adoptada e em relação às fontes bibliográficas, na parte teórica (II – Língua Portuguesa enquanto Língua de Trabalho), optou-se pela consulta de monografias em Língua Portuguesa ou estrangeira, mas também de publicações periódicas como jornais e revistas científicas, artigos da especialidade disponíveis na Internet que pudessem contribuir para um trabalho objectivo e bem estruturado