Portugal

Em Portugal, o Estado português ou a União europeia parecem ser a fonte de todos os salários, apoios e subsídios. E depois queixam-se do pesado défice orçamental e das elevadas dívidas pública e externa. O dinheiro, para ser repartido, tem de vir de algum lado. Há falta de liderança na sociedade? Os problemas são alguns …

Continue reading ‘Portugal’ »

Geopolítica da Demos (III)

O ser humano é um animal político que tem dificuldade em viver em espaços apertados e partilhados, salpicados de solidão entre a multidão, de violência urbana ou de excessos de zelo. Mas o ser humano também precisa ser disciplinado e encarar a liberdade como um direito e uma responsabilidade, pois deve respeitar o espaço alheio …

Continue reading ‘Geopolítica da Demos (III)’ »

Geopolítica da Demos (II)

Uma sociedade multicultural funciona quando as pessoas que nela vivem e trabalham são moderadas na forma como interagem no espaço público no curto, médio e longo prazo. Quando há reciprocidade positiva. Neste contexto, faz sentido promover a cidadania. Um conceito que, em termos estritos, traduz o vínculo jurídico-político que une cada indivíduo ao Estado a …

Continue reading ‘Geopolítica da Demos (II)’ »

Geopolítica da Demos (I)

O planeta azul, observado de longe, parece pacífico e tranquilo, desprovido de fronteiras, global e redondo, eternamente livre para desfrutar dos seus movimentos de rotação e translação. Mais de perto, avistam-se nuvens. A Terra é tudo menos desprovida de fronteiras e de conflitos, e mal respira num ambiente conspurcado pelos abusos de uma praga de …

Continue reading ‘Geopolítica da Demos (I)’ »

WikiLeaks

O site WikiLeaks, está a divulgar desde o mês de Novembro, documentos de um arquivo total de 250 000 documentos diplomáticos, entre os quais despachos e telegramas, classificados de secretos, confidenciais e não classificados, destinados a circular nas redes informáticas internas do Departamento de Estado dos EUA e/ou das suas embaixadas. A situação tem causado …

Continue reading ‘WikiLeaks’ »

Em Memória do Prof. Ernâni Rodrigues Lopes

O Prof. Ernâni Lopes aplicou um pacote de austeridade do FMI na década de oitenta e foi responsável pelas negociações que levaram à assinatura do tratado de adesão à então CEE, o que correspondeu a uma viragem na geopolítica portuguesa. Para ler mais (pdf): Ernani-Lopes  SOUSA GALITO, Maria (2010). Em Memória do Prof. Doutor Ernâni Rodrigues …

Continue reading ‘Em Memória do Prof. Ernâni Rodrigues Lopes’ »

Da Cidadania Igual aos Direitos Multiculturais no Contexto da Globalização

Resumo  O artigo de investigação tem como objectivo analisar a questão da cidadania em sociedades globalizadas, que aprendem a conviver com a diversidade cultural. Analisam-se as teorias comunitaristas, liberais e da Escola de Frankfurt. Num contexto de direitos e liberdades culturais, discutem-se as perspectivas monoculturais, multiculturais e interculturais  Palavras-chave: cidadania, globalização, reconhecimento social, diversidade cultural. …

Continue reading ‘Da Cidadania Igual aos Direitos Multiculturais no Contexto da Globalização’ »